A Universidade de Passo Fundo (UPF) está entre as melhores universidades da América Latina, segundo a classificação divulgada pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). A lista traz 200 universidades do continente. Entre elas estão apenas 10 instituições gaúchas de excelência acadêmica, universidades públicas e comunitárias, sendo que a UPF ocupa posição de destaque.
A divulgação dessa primeira versão QS Latin American University Rankings foi realizada na última terça-feira, dia 4 de outubro. Entre as 10 primeiras instituições do ranking estão três universidades brasileiras: a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Segundo o professor Julio Bertolin, doutor e pesquisador da área da educação, apesar do conceito de qualidade em educação superior ser subjetivo, não há dúvida que as instituições gaúchas que aparecem na classificação possuem um maior desenvolvimento nas dimensões acadêmicas da produção do conhecimento e de formação em nível de mestrado e doutorado. “Por conseguinte, como as instituições universitárias possuem como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, elas conseguem consubstanciar uma melhor formação para seus alunos”, avalia.
Entre os principais critérios considerados pela Quacquarelli Symonds para gerar a classificação específica das instituições da América Latina estão a “percepção” internacional que se tem das universidades e o impacto na internet. Para o reitor José Carlos Carles de Souza, a indicação da UPF como uma das melhores universidades da América Latina não é uma surpresa, na medida em que a instituição tem desenvolvido políticas de excelência para os cursos e, fundamentalmente, incentivado a pesquisa e a pós-graduação. “Na relação com a comunidade externa, nos fóruns das instituições universitárias e no contato com o próprio MEC, observamos com clareza que a UPF é considerada a instituição de educação superior de excelência do norte do Rio Grande do Sul”, destaca o reitor.
Outro aspecto considerado pela QS Latin American University Rankings é a quantidade de citações por artigo científico de relevância internacional dos pesquisadores das instituições. Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UPF, Leonardo José Gil Barcellos, o tamanho e a importância de uma universidade estão diretamente relacionados com a sua dimensão em termos de cursos stricto-sensu e de produção do conhecimento. “Nesses aspectos a UPF já possui destaque internacional em algumas áreas do conhecimento e está revisando suas políticas estratégicas gerais para ampliar a qualidade acadêmica por meio de novos projetos de cursos de doutorados e mestrados”, avalia.
Para o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Celso Carlos Gomes Gonçalves, a classificação da UPF entre as melhores instituições da América Latina é motivo de orgulho não apenas para os professores, funcionários e alunos da universidade, mas para todos os habitantes de Passo Fundo e região. “A UPF, como instituição comunitária e sem fins lucrativos, é uma instituição pública, não estatal, e, por isso mesmo, representa toda a comunidade regional”, lembra.
A UPF
Não há dúvidas de que a natureza comunitária da UPF a torna uma instituição que impulsiona o desenvolvimento social, cultural e econômico da região de sua abrangência, além de promover o atendimento das necessidades da população. Seus números hoje também são uma amostra do potencial que tem: são mais de 21 mil alunos matriculados em 59 cursos de graduação nas mais diversas áreas; mais de 900 professores, dos quais em torno de 70% são mestres e doutores; cerca de 380 projetos de pesquisa e 200 atividades de extensão; além de nove cursos de mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral.
Universidades Gaúchas no QS Latin American University Rankings
14º | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS |
28º | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS |
69º | Universidade Federal de Pelotas - UFPE |
81º | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM |
169º | Universidade de Caxias do Sul - UCS |
170º | Universidade de Passo Fundo - UPF |
Nenhum comentário:
Postar um comentário